(73) 99825-4455    (73) 3251-2527
Conheça Itacaré Conheça Itacaré Início Sobre Quartos Atrativos Como Chegar Reservas Blog Fale Conosco
Conheça Itacaré  
Faça sua reserva

Conheça Itacaré

Itacaré é um dos lugares mais lindos do Brasil. É um município do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 era de 28 013 habitantes. É muito famoso pela beleza natural de suas praias, que atraem turistas de todo o mundo e muitos surfistas.

 

Itacaré é um dos lugares mais lindos do Brasil. É um município do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 era de 28 013 habitantes. É muito famoso pela beleza natural de suas praias, que atraem turistas de todo o mundo e muitos surfistas.

O topônimo "Itacaré" se originou do tupi antigo: significa "jacaré de pedra", através da junção dos termos itá (pedra) e îakaré (jacaré).

História

Perto do ano 1000, a região teria sido invadida pelos tupis, que expulsaram os antigos habitantes, falantes de línguas do tronco linguístico macro-jê, para o interior do continente. No século XVI, quando os primeiros europeus chegaram à região, ela estava ocupada pela etnia tupi dos tupiniquins. No século XVI, o jesuíta Luís da Grã fundou uma capela dedicada a são Miguel. O jesuíta, então, batizou a povoação ao redor da capela como "São Miguel da Barra do Rio de Contas", juntamente com o município de Ubaitaba, que chamava-se Itapira, sede do município de São Miguel da Barra do Rio de Contas. 

A povoação foi elevada a sede de município em 1732 e Ubaitaba (até então denominada Itapira), tornou-se seu distrito, por obra de dona Maria Athaíde e Castro, a condessa do Resende, donatária da capitania de Ilhéus. O município passou a ter a sua designação atual somente em 1931.

Itacaré e Ubaitaba foram desmembradas pelo decreto nº 8567 de 27 de julho de 1933.

Quatro eventos estatisticamente improváveis fizeram, de Itacaré, um lugar especial e com alto grau de preservação:

  • tem uma formação geológica única no Nordeste brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.
  • a cultura agrícola predominante foi o cacau em sistema de cabruca (um sistema ecológico de cultivo agroflorestal), que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado, ao contrário da cana-de-açúcar e do café, em que seria necessário devastar toda a mata.
  • o município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas, nos anos 1940, o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré em 1998, a primeira estrada realmente ecológica do país.
  • em 1993, o governo estadual criou uma Área de Proteção Ambiental antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa área de preservação estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.

Então, desde a criação da Estrada Ilhéus-Itacaré, a cidade é um dos principais centros turísticos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado. Outro momento importante foi com a construção da ponte sobre o Rio de Contas, a antiga balsa foi desativada e o acesso norte pela rodovia BA-001 integrou a cidade de forma mais intensa à Península de Maraú e encurtou a distância à capital estadual através do ferry-boat de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

Economia

A principal fonte de economia da cidade é o turismo, que responde por mais de 90% do seu produto interno bruto (PIB). Os principais segmentos turísticos trabalhados são ecoturismo, sol e praia, turismo de aventura e esportivo.

Praias de Itacaré

Concha

Coroinha

Costa

Engenhoca

Resultado de imagem para Engenhoca itacaré

Havaizinho

Resultado de imagem para havaizinho itacaré

Itacarezinho

Resultado de imagem para itacarezinho itacaré

Jeribucaçu

Resultado de imagem para Jeribucaçu itacaré

Pontal

Resultado de imagem para Pontal itacaré

Praia do Piracanga

Resultado de imagem para Praia do Piracanga itacaré

Prainha

Resultado de imagem para Prainha itacaré

Resende

Resultado de imagem para Resende itacaré

Ribeira

Resultado de imagem para Ribeira itacaré

São José

Resultado de imagem para São José itacaré

Serra Grande

Resultado de imagem para Serra Grande itacaré

Praia de Siriaco

Resultado de imagem para Praia de Siriaco itacaré

Tiririca

Resultado de imagem para Tiririca itacaré

Outros destaques

  • No ano de 2003, a banda de reggae capixaba Macucos gravou o clipe da música "Além do Mar" nas praias de Itacaré.
  • Em 2004, o município ganhou as obras na Praia da Engenhoca do que seria o único hotel 6 estrelas da América latina, mas até os dias de hoje as obras estão inacabadas, tendo sido já embargado pelo Ibama e o Ministério das Minas e Energia.
  • No final de 2008, o presidente francês Nicolas Sarkozy e a primeira-dama Carla Bruni se hospedaram em um resort de luxo.
  • No final de 2010, a presidenta eleita Dilma Rousseff chega para descansar alguns dias em uma mansão de um empresário amigo.
  • No ano de 2011, a Rede Globo gravou o especial "Nas Ondas de Itacaré", na Praia da Tiririca para o programa Esporte Espetacular aos domingos.
  • Janeiro/2012 - o Google Earth começa a fotografar as ruas da cidade em 3D para disponibilizar o recurso técnico do Street View (provavelmente antes da Copa do Mundo FIFA de 2014).
  • Em outubro de 2013 a cidade realiza o Surf Eco Festival - Mundial de Surf WST masculino.
  • Em 2014 foi aprovado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e a Lei Ambiental do Município.
  • A cidade sediou no final de outubro de 2015, o Mahalo Surf Eco Festival - QS 6.000 masculino, e como sempre, a Praia da Tiririca foi o palco do evento mundial.
  • A World Surf League (WSL) incluiu a cidade de Itacaré no calendário do Qualifying Series 2017. A Praia da Tiririca foi palco do QS1.500 masculino, nos dias 26 e 29 de outubro.
  • Dezembro de 2017 - Finalmente a Rua da Pituba (a mais famosa da cidade) fica pronta, depois de uma reforma completa.
  • Foi lá que a série Juacas, da Disney Channel, foi gravada

 

Palavras Chaves:

Pousada em Itacaré, itacare, praia itacare, pousada em itacare, itacare pousada, itacaré pousadas, itacaré eco resort, pousada itacare, txai resort itacaré, praia de itacaré

 
Mais Postagens
Eco Ride Itacaré 2020
Itacaré possui as características essenciais para o mountain bike como, a estrutura e qualificação para o turismo, e os percursos com downhills, single traks, rock garden, estradões, subidas, descidas, entre outras possibilidades que só podem ser encontradas na região. O desafio é para todos os amantes do MTB! Saiba mais.
As 3 melhores praias para conhecer agora em Itacaré
Se você é aquele tipo de pessoa que adora uma praia, então prepare-se. Aqui vai as 3 melhores praias de Itacaré para você conhecer e levar sua família e seus amigos.
Conheça Itacaré
Itacaré é um dos lugares mais lindos do Brasil. É um município do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 era de 28 013 habitantes. É muito famoso pela beleza natural de suas praias, que atraem turistas de todo o mundo e muitos surfistas.
itacare praia itacare pousada em itacare itacare pousada itacaré pousadas itacaré eco resort pousada itacare txai resort itacaré praia de itacaré
O Pharol Hostel e Pousada
 
Início | Sobre | Acomodações | Atrativos | Como chegar | Reservas | Blog | Fale Conosco
Intuição Digital - Criação de site